Cadastro positivo SPC: saiba como funciona e quais suas vantagens

Cadastro positivo SPC: saiba como funciona e quais suas vantagens

cadastro positivo spc

Sabemos que, quando se trata de dívidas, as chances do nome ir para os órgãos de proteção ao crédito são bem grandes. Porém, não são só nessas situações que o consumidor pode encontrar o seu nome nessas instituições.

Caso ele seja um bom pagador, é possível que o registro de seu comportamento esteja no banco de dados positivo dessas entidades. E isso garante muitas vantagens para que ele possa conseguir concessões de crédito e descontos.

Inclusive, um dos órgãos que possuem um arquivo bastante abrangente é o SPC Brasil. Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre o cadastro positivo SPC e como ele funciona! Confira!

O que é o cadastro positivo SPC?

Como comentamos no início do texto, ele é uma espécie de banco de dados disponibilizado pela SPC Brasil. Nele, estão as informações das transações de crédito e cobranças quitadas pelo consumidor. Lembrando que esse cliente pode ser tanto uma pessoa física quanto jurídica.

Esse arquivo de informações dos usuários é garantido pela Lei Federal 12.414 de 2011. Os seus dados podem ser acessados pelas empresas, comércios e instituições financeiras que estão habilitadas pelos órgãos de proteção ao crédito, nesse caso, o SPC.

O alcance desses detalhes tem como principal objetivo avaliar se o consumidor é um comprador de confiança. Além do SPC, outros serviços de proteção ao crédito também possuem seus bancos de dados positivo, como o Serasa Experian e Boa Vista Serviços.

Como funciona o Cadastro Positivo SPC?

Para obter um cadastro positivo, o interessado deve permitir que seja aberto o seu registro no banco de dados do SPC. Para isso, ele precisa acessar o site do órgão e preencher um formulário com seus dados pessoais, como número do CPF, data de nascimento, nome da mãe, seu enderenço e assinar um termo de adesão.

Ele também pode baixar o formulário de adesão, imprimir, entregar em um dos postos do SPC, ou mandar pelo correio. Ambas as formas devem ter cópias autenticadas dos documentos (RG, CPF, comprovante de residência).

No caso de pessoas jurídicas, deve-se entregar o ato constitutivo ou algum documento que comprove a nomeação dos administradores, CNPJ, documento de identificação e CPF dos donos legais da empresa.

Feito isso, ele receberá um e-mail confirmando o seu cadastro no serviço. A partir daí, as informações de suas cobranças quitadas, desde essa data, estarão acessíveis aos bancos e companhias interessadas.

O interessante é que, conforme se paga as suas contas em dia, constrói-se uma reputação de bom pagador e é possível conseguir algumas boas vantagens na hora de pedir empréstimos ou financiamentos.

Além disso, desde 2013, o cadastro positivo pode ser oferecido diretamente pelos bancos. Inclusive, sendo permitido que eles forneçam informações do histórico dos seus clientes para as entidades de proteção ao crédito, a fim de melhorar o registro do consumidor. Obviamente, essa ação só pode ser feita por meio de autorização dos clientes.

As informações contidas no cadastro positivo têm duração de 15 anos, após esse período, elas devem ser apagadas. O consumidor também possui o direito de pedir para cancelar o seu registro e consultá-lo de forma gratuita.

Quais são as informações contidas no cadastro positivo SPC?

Os dados que fazem parte do cadastro são determinados pela Resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional). E podem ser:

  • a data de aprovação do empréstimo ou financiamento;
  • o valor total da dívida, empréstimo ou financiamento;
  • as prestações das cobranças e datas de vencimento;
  • as cobranças já quitadas, mesmo que de forma parcial.

É interessante notar que apenas informações ligadas às cobranças do consumidor fazem parte do cadastro. Outros dados como a renda ou o porquê ele pediu determinada concessão de crédito não pertencem ao banco de dados. Além disso, o cadastrado pode saber quais as instituições estão compartilhando seus dados e quem os consultou.

Quais são os benefícios?

Fazer o cadastro positivo SPC pode trazer muitas vantagens para o consumidor, inclusive, facilitando para que ele realize suas compras a prazo. Acompanhe agora algumas que separamos para você!

Histórico positivo para créditos

Com o cadastro positivo, você tem a chance de ter uma boa reputação para as instituições financeiras. Dessa maneira, é facilitada a liberação de crédito para empréstimos e financiamentos, já que você é um bom pagador. Além disso, o cadastrado pode obter descontos nos juros, possibilidade de definir a quantidade de parcelas e outras facilidades.

Informações ao alcance das instituições

Quando as empresas conseguem acessar o seu cadastro positivo, elas podem saber quais são as cobranças que você dispõe e, também, quais já conseguiu pagar e se consegue quitá-las em dia. É importante destacar que, se por acaso você estiver inadimplente em alguma delas, o seu nome não é retirado do cadastro, mesmo que ele esteja sujo por causa dessa dívida.

Dessa maneira, as instituições têm um bom panorama do seu comportamento e possuem a oportunidade de definir quais condições podem oferecer, como tarifas menores, mais tempo para pagamento, dependendo do perfil de cada um.

Análise tanto para pessoas físicas quanto jurídicas

Outro ponto interessante é que o cadastro positivo serve tanto para pessoas físicas como para jurídicas. Ou seja, mesmo os profissionais autônomos que não possuem uma renda tão periódica, ou mesmo os que não conseguem comprová-la, podem ter seu cadastro, facilitando a obtenção de crédito por parte das instituições.

Dados protegidos

Essa é outra questão importante: o sistema de cadastro positivo SPC é bem seguro e todos os dados só são utilizados para análise de crédito e transações. Não há permissão para usar o registro dos clientes para fins de marketing e outras atividades de divulgação comercial. As empresas, como SPC, têm condições e mecanismos para manter suas informações protegidas.

Avaliação de diversos tipos de contas

No cadastro positivo, serão analisados vários tipos de conta, desde as de água, luz, telefone (menos pós-pago), até os débitos feitos no cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e assistência médica. Assim, é possível fazer uma avaliação mais detalhada da situação do consumidor.

Então? Gostou de saber sobre o cadastro positivo SPC e como ele é uma ferramenta útil para o consumidor? Quer continuar conhecendo mais sobre esse serviço? Então acesse já o nosso texto de como conferir se o seu nome está no SPC. Descubra!

Deixe um comentário

Leia também:

  • O que é empréstimo para capital de giro? Descubra!

    Uma das dificuldades que os empreendedores enfrentam é conseguir capital de giro suficiente para manter o negócio funcionando. Você tem passado por isso? Então, saiba que existe uma solução e ela pode ser mais simples do que talvez imagine. Por isso, está na hora de entender como funciona um empréstimo para capital de giro. Essa

    22 de novembro de 2023
  • Como se preparar para as mudanças no cenário econômico?

    O cenário econômico global está em constante mudança e, por isso, é necessário estar sempre preparado para enfrentar os desafios que surgem. Desde a pandemia da COVID-19, o mercado de ações e a economia em geral têm sofrido mudanças significativas, e é preciso estar preparado para lidar com as consequências dessas mudanças. Para evitar crises

    26 de março de 2023
  • Como organizar uma empresa desorganizada? Veja 6 dicas práticas!

    Falta de planejamento financeiro, má gestão dos documentos, baixa quantidade de recursos e falta de padronização dos processos são alguns fatores que contribuem para o declínio de um negócio. Contudo, para se organizar empresa desorganizada, é preciso elaborar uma boa estratégia. É exatamente nesse ponto que muitos gestores se perdem. Assim, por não saberem como colocar

    15 de dezembro de 2022