Empréstimo para pessoa jurídica: como escolher o melhor?

Empréstimo para pessoa jurídica: como escolher o melhor?

empréstimo para pessoa jurídica

As linhas de créditos empresariais são peças fundamentais na expansão e na sustentação dos negócios. Independentemente do porte da empresa, alguns fatores — como gastos com impostos, pagamentos de funcionários e outros encargos — acabam atrapalhando o seu fluxo financeiro. Sendo assim, é justamente nesse momento que o empréstimo para pessoa jurídica pode ser um diferencial no sucesso das suas finanças.

Atualmente, existem diversos produtos financeiros no mercado voltados para o público empresarial. Porém, escolher a melhor opção não costuma ser uma tarefa simples. A partir do momento em que o gestor decide solicitar um empréstimo, é importante estar atento às condições oferecidas pela instituição financeira.

Neste post, vamos mostrar como escolher o melhor empréstimo para pessoa jurídica e quais critérios devem ser avaliados antes de pegar dinheiro emprestado do banco. Boa leitura!

Em quais situações o empréstimo pode ser utilizado?

Devido à complexidade do mercado e ao pagamento de altas taxas de juros, o empréstimo só deve ser solicitado quando a empresa realmente necessitar. Isso porque, ao contratar esse tipo de serviço, pode-se comprometer o seu faturamento por um determinado tempo. Mas, afinal, em quais situações o empréstimo pode ser usado?

Os empréstimos para pessoas jurídicas podem ser utilizados para várias finalidades. Geralmente, as situações que requerem essa alternativa são o pagamento de dividendos, a quitação de contas a pagar, a aquisição de bens e direitos, e capital de giro, dentre outras. Dessa forma, eles são fundamentais para que a empresa não fique no vermelho, além de conseguir expandir ou financiar suas atividades diárias.

Entretanto, as opções de empréstimo variam de acordo com o banco, que exige alguns requisitos essenciais. Por isso, é importante pesquisar bem antes de fechar um contrato.

Como escolher a melhor opção de empréstimo para pessoa jurídica?

Grande parte das empresas, em algum momento, precisa do auxílio de algum recurso financeiro — seja para honrar compromissos, expandir os negócios ou adquirir equipamentos.

Assim como os bancos disponibilizam diversas modalidades de empréstimo para pessoas físicas, as empresas também dispõem de uma série de linhas de crédito. No entanto, é preciso analisar os diferentes aspectos para poder compreender se essa é realmente a melhor alternativa.

A seguir, confira como escolher a melhor opção de empréstimo para pessoa jurídica e quais fatores devem ser avaliados.

Diferencie os tipos de empréstimos

Quando as contas apertam, não tem jeito: é necessário recorrer às linhas de crédito. Na busca pela melhor escolha, é natural que as pessoas comecem comparando as taxas de juros, que é um dos fatores mais relevantes na hora da contratação. Porém, é essencial saber diferenciar os tipos de empréstimos.

Cada instituição bancária tem como objetivo atender às diferentes necessidades dos clientes. Em razão disso, as condições podem mudar, como o prazo para a quitação da dívida e a quantia disponibilizada pelo banco, entre outras.

Avalie as taxas

Como já mencionado, as instituições financeiras oferecem uma variedade de linhas de crédito para as empresas que precisam de empréstimos — até mesmo algumas modalidades quase sem burocracia e com aprovação rápida.

Em razão disso, avaliar as taxas e prazos de cada uma delas pode fazer toda a diferença no momento de optar pela contratação do empréstimo para a sua empresa.

Verifique o Custo Efetivo Total

A taxa de juros que incide sobre a quantia emprestada não é o único custo com o qual você deve se preocupar na hora de pedir dinheiro. Isso porque os bancos também cobram taxas administrativas, que são incluídas na quantia final e nos juros que você vai pagar.

Portanto, uma ótima alternativa para escolher a melhor opção de empréstimo para a sua empresa é verificar o custo efetivo total da operação, ou seja, a soma de todos os custos envolvidos na transação bancária, incluindo a taxa de juros, tarifas, impostos e outros. Isso faz com que a dívida não pese muito no caixa da empresa.

Realize simulações

Outra alternativa que pode ajudar a escolher o melhor empréstimo é realizar simulações. Ao fazer a simulação da quantia necessária, é preciso identificar qual modalidade se enquadra ao perfil financeiro da empresa, além de descobrir o valor a ser pago todo mês e por quanto tempo.

Procure por opções com taxas reduzidas

O empréstimo empresarial é uma ótima possibilidade para as empresas que desejam crescer no mercado ou mesmo evitar o acúmulo de dívidas — e, com isso, comprometer a saúde do negócio.

Por esse motivo, antes de solicitá-lo procure por opções de linhas de crédito com taxas reduzidas. Assim, você realmente aproveita as diversas vantagens desse processo.

Como encontrar uma instituição financeira de confiança?

A concessão de crédito tem uma associação direta com a credibilidade. Diante disso, antes de solicitar um empréstimo, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre a segurança de alguns bancos, corretoras e outras instituições financeiras. Para se certificar de que a empresa é idônea, você pode entrar em contato com o Banco Central ou consultar o CNPJ da instituição.

Os empréstimos são divididos em várias categorias, onde cada uma se adéqua à finalidade desejada. Isto é, o recurso financeiro pode ser utilizado para capital de giro, compra de equipamentos ou ampliação do espaço físico, por exemplo.

Dentre as principais linhas de crédito disponíveis, podemos citar a do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que empresta dinheiro para as empresas desde que seja para uma finalidade específica.

Outra opção é o microcrédito produtivo orientado, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal — porém, com um processo muito burocrático. Já o empréstimo com garantia oferece as melhores condições e taxas.

Cada instituição financeira estipula as suas taxas, custos, prazos e limites. Ao analisar os prós e contras desse processo, e havendo condições de arcar com as parcelas, não há motivos para deixar o empréstimo de lado.

Apesar de muitos gestores ainda torcerem o nariz para as modalidades de empréstimo para pessoa jurídica, elas podem ser uma excelente alternativa para conseguir dinheiro rápido, alavancando o crescimento e garantindo uma boa gestão dos recursos financeiros. Entretanto, é preciso adotar todos os cuidados necessários para adequar o empréstimo à realidade da organização.

Agora que você já sabe como escolher a melhor opção para pessoa jurídica, que tal solicitar o empréstimo com garantia de veículo? Além de oferecer as melhores taxas de juros, também dispõe de maior comodidade e segurança, pois você solicita o seu empréstimo online!

Deixe um comentário

Leia também:

  • Como funciona o empréstimo para MEI?

    https://www.youtube.com/watch?v=AZ_ngFPlXoU O MEI é uma das modalidades de registro de CNPJ mais populares do país. Além de trazer o microempreendedor para a legalidade, oferece vantagens em crédito que apenas são oferecidas a quem se enquadra nesse regime. E se você faz parte desse grupo de empreendedores, o empréstimo para MEI pode ser uma alternativa para

    5 de fevereiro de 2023
  • Quais os empréstimos com garantia que possuem as menores taxas de juros?

    Quando você vai fazer algum tipo de empréstimo, é comum analisar todas as taxas de juros que envolvem esse tipo de operação, não é mesmo? Isso porque, entender esses custos pode te ajudar a escolher a melhor opção para o seu orçamento. Para que você possa saber quais são os empréstimos que possuem taxas mais atrativas de

    19 de abril de 2023
  • O empréstimo ajudando você na sua organização financeira

    Você sabe qual é a sua relação com o dinheiro? Você sabia que isso pode acabar afetando diretamente a sua organização financeira? Isso acontece porque quando você não consegue controlar os seus gastos ou ter um objetivo, pode acabar se endividando. Deixar de controlar a sua vida financeira é um erro mais comum do que imaginamos,

    16 de abril de 2023