Liquidação antecipada Bradesco: entenda como funciona

Liquidação antecipada Bradesco: entenda como funciona

liquidação antecipada

Depois de fazer um financiamento ou um empréstimo, é importante cuidar para que o seu orçamento esteja sempre equilibrado. Caso você tenha um dinheiro extra, quitar a dívida de forma antecipada é uma ótima escolha para melhorar a saúde financeira. Nesse cenário, a liquidação antecipada Bradesco é uma possibilidade extremamente conveniente.

O processo não é complexo e, acima de tudo, garante melhor segurança para as suas finanças. Com um bom planejamento e muita estratégia, é possível aproveitar os vários benefícios da etapa.

Portanto, veja o que é e como funciona a liquidação antecipada Bradesco. Leia nosso post e tire todas as suas dúvidas!

Afinal, o que é a liquidação antecipada?

Entender a liquidação antecipada é mais simples do que parece. Basicamente, ela trata da antecipação das parcelas que são devidas para uma determinada instituição financeira.

Por meio da transferência de recursos, é possível quitar total ou parcialmente a dívida que ainda resta.

Imagine um cliente que fez um empréstimo em 18 meses. Depois de pagar as 12 primeiras parcelas, encontrou uma opção de crédito interessante e com taxas menores. Para se livrar da dívida mais cara, decide realizar a liquidação antecipada.

Nesse caso, ele deverá solicitar à instituição o valor que ainda é devido e, então, quitar as parcelas desejadas.

A cobrança de tarifas para o processo é proibida para pessoas físicas e empresas de pequeno porte. Isso é válido para os contratos assinados a partir de 2007.

Quais são as vantagens dessa ação?

Tradicionalmente, as operações de crédito contam com a incidência de juros e taxas diversas. Nesse cenário, a liquidação antecipada é extremamente vantajosa por causa da economia que ela gera.

Ao fazer o pagamento antecipado total ou parcial, há um desconto progressivo nos juros. Quanto maior for o valor pago antecipadamente, maiores são os cortes dos valores e mais atrativa a possibilidade se torna.

Isso é muito interessante para diminuir o Custo Efetivo Total (CET) de uma operação. Com um bom planejamento, você pagará menos em um empréstimo se antecipar as parcelas de forma estratégica.

Além disso, a ação é um jeito de eliminar ou reduzir o impacto da dívida. Isso permitirá que o seu orçamento respire com facilidade e trará uma segurança ampliada para a vida financeira. Mesmo que não acabe com toda a dívida, será muito menos difícil pagar as parcelas restantes e o crédito será, de fato, de grande ajuda para as suas necessidades.

Quais as diferenças entre liquidação antecipada e portabilidade?

A portabilidade financeira consiste na transferência de dívida entre instituições. Isso acontece ao encontrar condições mais vantajosas em um banco e decidir mudar o seu empréstimo de “casa”.

Apesar de essa ser uma possibilidade válida, ela não tem nada a ver com a liquidação antecipada, já que ela se relaciona à quitação e à eliminação de valores devidos. Na portabilidade, a dívida apenas troca de responsáveis e, em alguns casos, de condições de pagamento.

Se fizer sentido, também é possível liquidar parte do valor e portar o restante. Portanto, é indispensável reconhecer que ambos os processos são bem diferentes e requerem etapas distintas.

Quais créditos permitem a liquidação antecipada Bradesco?

O Bradesco é uma das principais instituições a oferecer um processo claro e fácil, nesse sentido. Além disso, a liquidação antecipada Bradesco acontece para a maioria dos produtos de crédito.

Empréstimos consignados e financiamentos são grande beneficiados dessa possibilidade, mas há outras alternativas, como o leasing. À exceção do consórcio, que trata do autofinanciamento sem cobrança de juros, praticamente todas as operações podem ser liquidadas de tal maneira.

Contudo, é preciso que a etapa esteja prevista em contrato. É interessante ficar atento a essa questão na hora de fechar negócio ou após, para confirmar que é viável.

Como realizar esse processo?

Para que a liquidação antecipada Bradesco seja feita com sucesso, é importante começar pelo planejamento do seu orçamento. O objetivo é identificar, com clareza, quais são os recursos disponíveis e como fará a quitação em questão.

Para ter uma redução mais ampla nos juros, o pagamento de parcelas deve ser robusto. Com isso, vale a pena juntar um pouco mais de dinheiro para pagar um valor maior e, com isso, obter o máximo da proporcionalidade.

Na sequência, é o momento de fazer simulações e analisar o quanto ainda é devido. Se tiver dúvidas, é possível solicitar quais são os valores. O detalhamento de dívidas é o seu direito e, com ele, será fácil conferir o que deve ser pago.

Na sequência, é o momento de dar início ao processo de antecipação. Para sua máxima comodidade, tudo pode ser feito online. Assim, não será preciso perder horas em filas ou no telefone, o que gera um resultado bem melhor.

Em “Antecipar agora”, você receberá uma simulação dos valores de liquidação antecipada Bradesco. Nesse momento, é possível antecipar um número específico de parcelas ou liquidar todo o valor que ainda resta.

Assim que chegar à configuração que tem a ver com os recursos disponíveis, basta emitir o boleto e realizar o pagamento dentro do prazo.

Porém, tome nota: a simulação varia diariamente por causa da incidência de juros. Se decidir deixar a conclusão para outro dia, o montante a ser pago será ligeiramente diferente.

Como fazer a transferência de recursos de uma instituição para outra?

Já se quiser executar a liquidação antecipada Bradesco com o auxílio de outra empresa financeira, o processo fica um pouco diferente. Nesse caso, tudo funciona mais ou menos como a portabilidade. A partir de seu interesse, é a nova instituição que fica responsável por executar a etapa.

Com os recursos disponíveis, a instituição financeira entrará em contato com o Bradesco para reconhecer o valor que ainda é devido e para fazer a transferência de valores. Apesar de ser um processo relativamente cômodo, ele não permite que você tenha tanto controle e, por isso, precisa de cuidado especial.

A liquidação antecipada Bradesco é um passo prático e pode ser feita online. Graças a ela, sua dívida ficará menor e o seu orçamento terá uma proteção maior.

Quer diminuir ainda mais as suas despesas? Então, veja 8 dicas para economizar em 2018!

Deixe um comentário

Leia também:

  • Como funciona o empréstimo para MEI?

    https://www.youtube.com/watch?v=AZ_ngFPlXoU O MEI é uma das modalidades de registro de CNPJ mais populares do país. Além de trazer o microempreendedor para a legalidade, oferece vantagens em crédito que apenas são oferecidas a quem se enquadra nesse regime. E se você faz parte desse grupo de empreendedores, o empréstimo para MEI pode ser uma alternativa para

    5 de fevereiro de 2023
  • 6 dicas para financiar um veículo sem comprometer suas finanças

    Financiar um veículo pode ser uma ótima opção para aqueles que não têm condições de pagar à vista. Existem muitas opções de financiamentos para veículos, desde financiamentos direto com a concessionária até financiamentos bancários. Ao financiar um veículo, é importante verificar as taxas de juros e as condições de pagamento. Se você não está conseguindo obter

    1 de abril de 2023
  • Vale a pena fazer um empréstimo com garantia de veículo para pagar uma dívida?

    https://www.youtube.com/watch?v=_8AtwpWkO8A Quem está afundado em dívidas sabe que pode contar com uma gama bem ampla de modalidades de empréstimos, como o empréstimo com garantia de veículo. Estes contam com vários juros diferentes, formas de pagamentos e outros detalhes. Dessa maneira, para quem quer pagar uma dívida, essa modalidade de crédito pode ser uma boa opção.

    6 de fevereiro de 2023
  • Qual o valor máximo que posso pegar em um empréstimo?

    Assim que pensamos na possibilidade de solicitar um empréstimo pessoal, é comum que muitas dúvidas, medos e inseguranças façam parte desse processo, não é mesmo? Afinal, ainda existem muitas informações que não são compartilhadas, e normalmente, esse pedido de empréstimo é feito no momento em que estamos com muitas dívidas, esperando uma solução para quitá-las.

    21 de fevereiro de 2023