Entenda agora o que acontece quando seu nome vai para o SPC

Entenda agora o que acontece quando seu nome vai para o SPC

nome no spc

O que acontece quando seu nome vai para o SPC? Algum dia você já se fez esse questionamento? Bom, essa pergunta é um tanto válida, pois, segundo uma matéria publicada pela Exame em maio de 2019, o endividamento dos brasileiros voltou a crescer. A notícia aponta os dados obtidos pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), onde foi relatado que cerca de 62,7% das famílias brasileiras se encontravam endividadas no mês de abril.

Ainda de acordo com a matéria, o percentual de famílias inadimplentes chegou a 23,9%. Os dados são um tanto preocupantes, pois o atraso no pagamento de dívidas gera diversas consequências na vida financeira do consumidor. Entre elas está a negativação do nome nas instituições protetoras do crédito, como Serasa e SPC.

Para ajudar a esclarecer essa dúvida, elaboramos este post para que você não apenas descubra a diferença entre SPC e Serasa, mas também saiba o que acontece quando seu nome vai parar na lista de inadimplentes dessas empresas e quanto tempo demora para o nome ser negativado. Achou interessante? Então acompanhe o post e saiba mais sobre o assunto!

Qual a diferença entre SPC e Serasa?

A diferença entre essas empresas é bem pequena, visto que ambas prestam o mesmo tipo de serviço: informar a outras instituições quem tem um histórico de inadimplência. Porém, a Serasa foi criada em 1968 a partir de uma parceria entre a Associação De Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) e a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban). Por isso, ela acumula a maior parte das informações relacionadas aos consumidores que têm dívidas em bancos.

Por outro lado, o SPC é patrocinado pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Assim, essa instituição tem mais acesso aos dados daqueles que têm dívidas no comércio. Além disso, ao contrário do Serasa — que oferece o serviço de consulta ao CPF de forma gratuita tanto pela internet quanto nas próprias agências da instituição —, é preciso pagar uma taxa de R$ 9,90 para fazer a consulta online e saber se seu nome foi negativado no SPC.

O que acontece quando seu nome vai para o SPC?

Basicamente, qualquer pessoa que deixa de pagar uma dívida pode ter seu nome incluído na lista de inadimplentes do SPC. As consequências de ter o nome negativado são muito sérias e podem complicar bastante a vida financeira do consumidor. Veja abaixo quais são elas:

Negação de crédito

Conseguir ter algum crédito aprovado quando se está com o nome sujo é extremamente difícil, seja um pedido de empréstimo pessoal ou a solicitação de um financiamento. Além disso, instituições emissoras de cartão de crédito também podem negar o seu pedido.

Mesmo após a quitação da dívida, o credor pode negar crédito ao consumidor que já foi inadimplente. Isso porque, ao ficar com o nome sujo, o seu score — que é uma espécie de pontuação utilizada pelos bancos para avaliar as chances do cliente se tornar inadimplente — também acaba sendo prejudicado.

Dificuldade para arranjar um emprego

Outra consequência negativa de ter o nome mandado para o SPC é a dificuldade para encontrar um emprego. Isso acontece devido a uma definição do Tribunal Superior do Trabalho que, desde 2012, determina que o empregador pode se recusar a contratar funcionários que estejam com o nome sujo.

Além de ter mais chances de ser recusado em uma vaga de emprego, o devedor também pode ser eliminado de alguns concursos públicos, como os que oferecem cargos no BNDES, na Casa da Moeda e no Banco Central.

Restrições impostas pelo banco

Além de dificultar o acesso do consumidor a novas opções de crédito, o banco pode impor diversas restrições que dificultam ainda mais a vida do cliente, como bloquear o cheque especial e suspender a emissão de talões de cheque.

Em alguns casos, o banco ainda pode impedir que o consumidor abra uma conta corrente e, para aqueles que já possuem o serviço, existe a possibilidade da instituição financeira fazer descontos diretamente na conta devido a uma dívida em atraso.

Juros mais altos

Por fim, quem está com o nome negativado dificilmente conseguirá ter acesso a taxas de juros mais baixas. Isso acontece porque, a partir do momento que seu nome vai para o SPC, as instituições passam a vê-lo como um mau pagador.

Dessa forma, mesmo que você consiga obter um empréstimo, as taxas de juros cobradas pelo banco vão ser altíssimas. Afinal, ao emprestar dinheiro para o consumidor inadimplente, a instituição está assumindo um risco elevado e precisa se precaver.

Quanto tempo demora para o nome ser negativado?

Na verdade, não existe um prazo específico para que o nome do devedor seja incluído na lista de inadimplentes do SPC. Em geral, as empresas preferem manter um bom relacionamento com o cliente, evitando pedir a negativação do nome até que só reste essa alternativa. Por isso, é comum que elas esperem, pelo menos, 60 dias para fazer tal pedido.

Em outros casos, como quando a dívida envolve uma conta de telefone, a lei só permite a inclusão do nome na lista do SPC caso ultrapasse 90 dias de atraso. Por fim, após o consumidor ser notificado pelo serviço de proteção ao crédito de que seu nome será negativado, geralmente, ele tem o prazo de dez dias para quitar o débito e evitar a negativação.

Agora você já sabe o que acontece quando seu nome vai para o SPC. Portanto, caso esteja nessa situação, lembre-se de que não há segredo: a melhor forma de limpar seu nome é quitando o que deve. Para isso, você pode fazer a renegociação da dívida — com ela, assim que a primeira parcela for paga, seu nome ficará limpo novamente. Também existe a possibilidade de esperar o prazo de 5 anos para que seu nome seja retirado da lista de devedores. No entanto, essa solução não extingue a dívida e você ainda poderá ser cobrado na Justiça.

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que ele tenha sanado todas as suas dúvidas sobre o assunto. Caso queira se aprofundar mais no tema, aproveite a visita ao blog e descubra as desvantagens de ter seu nome sujo no mercado!

Deixe um comentário

Leia também:

  • 9 séries sobre finanças

    Ter conhecimento sobre finanças é de extrema importância. Afinal, tudo gira em torno do dinheiro, de forma que, se não há um bom controle sobre ele, torna-se difícil se estabilizar financeiramente. Cada um escolhe como fazer, se quer estudar e entender por si ou se contrata alguém para isso. Porém, mesmo que tenha alguém cuidando

    19 de março de 2023
  • Descubra o que é score de crédito e como aumentar o seu

    Para a concessão de crédito, é muito comum ouvirmos falar de score de crédito. Porém o que nem todo mundo sabe e/ou se atenta é que é por meio dessa ferramenta que as instituições financeiras calculam os riscos perante cada liberação de crédito. Esse percentual de risco é obtido por meio de um cálculo estatístico,

    7 de fevereiro de 2023
  • Aprenda a identificar possíveis golpes na internet e a fazer um empréstimo seguro

    Devido ao avanço da tecnologia, as instituições financeiras começaram a disponibilizar a possibilidade de seus clientes terem acesso aos seus dados bancários e investimentos por meio da internet, assim como também realizarem empréstimos online. Contudo, embora fazer empréstimo online esteja muito popular entre os usuários, há muitos golpes na internet. A verdade é que fazer

    27 de fevereiro de 2023

Está Negativado?

Use seu saldo FGTS e consiga um empréstimo

Com o Saque Aniversário FGTS, você consegue seu empréstimo, mesmo estando negativado.