O que é empréstimo pessoal e para que serve?

O que é empréstimo pessoal e para que serve?

o que é empréstimo pessoal

Entender o que é empréstimo pessoal é o primeiro passo para quem deseja tomar um empréstimo de forma saudável. Em geral, o empréstimo pessoal é a forma mais simples de conseguir crédito. Mas apesar da facilidade, existem coisas importantes para saber. Vamos ver algumas informações fundamentais sobre esse tipo de prática.

O que é empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é uma quantia em dinheiro que uma pessoa física recebe de uma instituição financeira e que deve ser devolvida após um período de tempo, com um acréscimo de juros. Como é uma transação sem maiores complicações, pode ser feita com facilidade. Mas é preciso tomar alguns cuidados.

Empréstimo pessoal, financiamento e crédito consignado

Essa é uma dúvida bem comum. O empréstimo pessoal é um crédito livre, ou seja, pode ser usado para qualquer objetivo. Já o financiamento, possui um objetivo específico, como por exemplo, comprar um veículo ou casa. Por conta disso, ele precisa ser avaliado pelo banco de uma maneira diferente.

Já o crédito consignado apenas pode ser feito por aposentados, pensionistas ou trabalhadores com carteira assinada. E o pagamento é debitado antes mesmo de seu salário ou pensão caírem na sua conta. Por conta disso, o banco tem mais confiança do pagamento, pedindo juros menores.

É preciso ter paciência

Muitas vezes o empréstimo é feito com intuito de cobrir uma emergência. Por conta disso, é natural ter um pouco de pressa para resolver logo o problema. Mas a paciência é fundamental. É preciso ter calma, pesquisar, para se certificar que os juros são razoáveis. O ideal é pesquisar os juros em pelo menos três instituições diferentes. Além disso, o tempo de pagamento deve se encaixar no seu futuro. Uma empresa que faz a intermediação com o banco pode ajudar nisso.

Também é importante ler a documentação apresentada pelo banco, para não ser pego de surpresa por alguma obrigação que tenha deixado passar. As letras miúdas são muito importantes. Isso também ajuda no caso de garantias de empréstimo. Como o pagamento nem sempre é garantido, o banco as vezes pede certas coberturas como imóveis, jóias ou veículos. Jamais assine sem se certificar dos detalhes.

O fácil não vem barato

Uma regra geral diz que existe uma ligação direta entre a facilidade do empréstimo e o tamanho dos juros. Ou seja, quanto menor for o número de exigências antes de ser liberado o crédito, maiores serão os juros, pois maior risco apresenta para o banco. Por isso, é preciso ficar muito atento e não cair na armadilha do dinheiro que parece fácil.

O pagamento prévio

Uma boa maneira de aliviar o impacto dos juros futuros é a liquidação antecipada da dívida. Pagar um valor maior de uma vez pode ser difícil, mas deve ser tentado sempre que possível. Isso porque existe um desconto nos juros das parcelas posteriores, que resultam em um valor final bem menor.

Solicite uma consultoria

O crédito pessoal, caso não cuidar, pode se tornar uma bola de neve de dívidas. Para ajudar a evitar isso e decidir qual é o melhor tipo empréstimo para cada situação, entre em contato com um de nossos especialistas, teremos o maior prazer e ajudar você. Além disso, assine a nossa newsletter para sempre estar atualizado.

Deixe um comentário

Leia também:

  • Últimas novidades do mercado financeiro

    Sumário O mercado financeiro vem apresentando algumas instabilidades no início de 2023. Afinal, o cenário político-econômico brasileiro faz com que o cenário seja mais difícil de projetar. Por exemplo, com a posse do novo presidente da República, novas regras foram impostas em relação aos empréstimos consignados para os beneficiários do Programa Bolsa Família, que foi

    24 de fevereiro de 2023
  • Saiba como evitar armadilhas financeiras comuns

    Todos nós queremos tomar decisões inteligentes e responsáveis quando se trata de nosso dinheiro, mas às vezes, mesmo sem percebermos, podemos cair em algumas armadilhas financeiras comuns que podem ter consequências graves para nossas finanças pessoais. É por isso que é importante estar ciente dessas armadilhas e saber como evitá-las. Neste post, iremos compartilhar algumas

    4 de abril de 2023