Saiba como ter liberdade financeira e fugir das dívidas

Saiba como ter liberdade financeira e fugir das dívidas

O que é mais importante do que alcançar a tão desejada liberdade financeira? Sendo livre para escolher o que fazer com seu dinheiro, você poderá viver aqueles momentos que sempre quis e ter dinheiro para isso.

O mais importante desse conceito é ter liberdade para fazer o que realmente gostaria sem ter que se preocupar em manter um emprego que possa arcar com todos os custos envolvidos. Mais do que isso, quando se é empregado nem sempre é possível conciliar o sonho de fazer o que ama e receber um salário regular por isso.

Mas como alcançar a independência financeira em sua vida? A chave para isso certamente está na mudança de hábitos. Para chegar lá será preciso reorganizar algumas coisas em sua vida. A seguir apresentaremos algumas dicas que poderão ajudá-lo com isso. Confira!

Mude seus hábitos e saiba poupar

Não há recompensa sem esforço! Para poupar de forma assertiva, terá que fazer mais do que simplesmente gastar. Essa tarefa envolve uma mudança na forma como realiza habitualmente suas tarefas diárias, seja em sua vida pessoal como também no seu trabalho, se você for empregado, ou negócio, caso seja um empreendedor.

É importante analisar em que o seu dinheiro está sendo gasto realmente, e se está sendo suficiente para pagar suas contas e sobrar para ser guardado. Esse é o objetivo de poupar e, para isso, a adequação do seu orçamento é essencial.

Para guardar é necessário ter uma meta, ou seja, saiba onde quer chegar. Se o seu objetivo, por exemplo, é trocar seu carro, tirar férias ou mesmo investir naquela nova franquia, precisa de um aporte que não gere uma nova dívida que você precisará pagar depois.

Além disso leve em consideração que o custo de vida e a economia muitas vezes são responsáveis por gastos maiores que estamos esperando, e para isso é preciso estar preparado, ou seja, ter uma reserva. Para isso, poupar deve fazer parte do seu dia a dia, seja diminuindo os gastos pessoais como os profissionais.

Opte pelo princípio do “menos é mais”

Menos sempre é mais quando você quer economizar. Consumir menos é guardar mais, ou seja, mais um passo na direção da liberdade financeira. Nem sempre é fácil abrir mão dos pequenos luxos aos quais já estamos acostumados, mas a mudança desses hábitos vai equilibrar a conta no fim do mês.

Em primeiro lugar você precisa saber para onde seu dinheiro vai todo mês. Faça um orçamento e veja no que está gastando. Se você tem alguma dívida, analise atentamente se está pagando juros além do aceitável e, se for o caso, renegocie por juros menores. Existem formas vantajosas de fazer essa mudança, e a seguir falaremos melhor sobre esse assunto.

Pense naquela velha pergunta quando você está prestes a gastar: isso é mesmo necessário? Pense nos seus objetivos e decida pelo que lhe trará o maior retorno. E se realmente for necessário, defina como irá pagar para não comprometer seu orçamento além do que foi estabelecido.

Você também pode reduzir nas tarefas diárias. Opte por usar menos o carro quando possível, leve suas refeições para o trabalho e evite o impulso de comprar. Faça esse exercício e controle o quanto conseguiu reduzir nos seus gastos mensais.

Quite as suas dívidas

Certamente essa é uma das dicas mais importantes para atingir a liberdade financeira. Se você está preso ao financiamento do seu carro, de sua casa, à fatura do cartão de crédito que não pagou totalmente ou algum outro empréstimo bancário, saiba que está pagando juros altos por essas transações. Você precisa quitar essas dívidas e fugir de outras que possam surgir.

A solução pode estar na renegociação dessas dívidas por juros menores. Você pode refinanciar esses valores, e se tiver algum bem — veículo ou imóvel — para dar em garantia suas chances de sucesso serão maiores.

Se você tem receio sobre essa operação, saiba que o objetivo principal da entidade financiadora é receber o dinheiro e não tomar o seu bem. Pense que a transferência de um imóvel, por exemplo, gera taxas e despesas, como ITBI e condomínio, que a empresa não tem interesse em arcar.

É importante você procurar uma boa empresa para realizar uma operação de refinanciamento, para que você possa realmente saldar as dívidas e evitar juros abusivos. Saiba que aqui na Quero Financiar tem boas opções de empréstimos com juros competitivos e mais comodidade.

Busque uma renda extra

Existem várias maneiras de se obter uma renda extra para auxiliar no orçamento mensal. Você poderá direcionar, por exemplo, o dinheiro que está poupando para uma aplicação financeira que possa render mais do que simplesmente guardar o dinheiro na poupança. Para isso, poderá avaliar as opções disponíveis de renda fixa e variável, e identificar qual o retorno que terá com cada uma delas.

A dica é a mesma de quando começar a guardar dinheiro: tenha seus objetivos e avalie o retorno que terá ao investir neles. Por exemplo, se você precisa de uma renda extra para abrir um negócio, poderá recorrer a amigos e familiares, buscar um sócio ou mesmo explorar opções de empréstimos que sejam atrativas.

Faça um bom planejamento

Planejar-se financeiramente sem dúvida é primordial para alcançar a independência. Pense que não adianta ter mais dinheiro se não souber como cuidar dele. Faça um levantamento de todos os seus gastos e despesas e compare com seus objetivos. Não tenha medo, faça uma planilha e acompanhe diariamente.

A partir dos seus objetivos e com controle sobre sua situação financeira você terá muito mais chances de conseguir. Pode ser que as soluções não sejam imediatas, mas com certeza você estará no caminho certo. Um projeto sempre requer planejamento, e poderá ter metas de curto e longo prazos, dependendo de onde quer chegar. O mais importante é não desanimar!

Você deve ter percebido que o caminho para a liberdade financeira é a mudança de atitudes. Saiba que você não está sozinho, e que seus objetivos podem ser alcançados se você estiver disposto a mudar.

E se você quiser, a Quero Financiar pode ajudar muito com isso. Fale com um especialista e veja quais são as melhores opções que trarão a real mudança na sua vida!

Deixe um comentário

Leia também:

  • Como é o refinanciamento imobiliário?

    Dívidas, falta de dinheiro ou abrir um negócio, o refinanciamento imobiliário é a solução de empréstimo seja qual for sua necessidade. Ainda não conhece a respeito? Então continue a leitura e entenda como é o refinanciamento de imóvel. O que é o refinanciamento imobiliário? Modalidade de crédito oferecido por bancos e instituições financeiras especializadas, o refinanciamento imobiliário

    17 de fevereiro de 2023
  • Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

    https://youtu.be/tsnRuETO9I4 O empréstimo com garantia de imóvel, também conhecido como refinanciamento de imóvel, é uma prática que vem ganhando cada vez mais força no Brasil e muito comum no exterior através da hipoteca. Atualmente, mais brasileiros estão passando a considerar essa linha de crédito no momento de obter um empréstimo junto a sua instituição financeira.

    15 de janeiro de 2023
  • Fazer um empréstimo ou usar o cartão de crédito?

    Algumas situações são difíceis de escapar, e quem precisa de dinheiro precisa para já! Por isso, o empréstimo e o cartão de crédito se tornaram tão populares na nossa economia. Em ambos os casos, a solução vem de maneira rápida e simples. O empréstimo, você devolve para o banco o valor em pequenas parcelas. O

    17 de março de 2023

Precisa quitar suas dívidas?

Descubra nossas soluções pra você

Nossa plataforma conta com as melhores modalidades de crédito para você quitar suas dívidas. Encontre a melhor pra você aqui!