Veículo como garantia de dívida: por que contratar uma empresa?

Veículo como garantia de dívida: por que contratar uma empresa?

veiculo como garantia de divida

O cenário de endividamento tem sido recorrente na rotina da maioria dos brasileiros. A consequência dessa adversidade é a busca por soluções rápidas, porém nocivas à saúde financeira tanto da família como dos negócios. Caso esteja pensando em dar seu veículo como garantia de dívida, sugerimos que analise com cautela as alternativas presentes no mercado.

Não é raro que, na ânsia de resolver a questão, as pessoas recorram a amigos ou agiotas para pegar empréstimos. Saiba que essa escolha não costuma ser a mais acertada! Por isso, neste post, destacaremos a importância de buscar essas soluções em empresas que atuam de maneira sólida e consistente no mercado. Continue a leitura e entenda melhor!

Por que não devemos tomar um empréstimo de agiotas?

A agiotagem consiste em uma alternativa para obtenção de empréstimo bastante arriscada. Por se tratar de uma prática alheia às regulamentações do mercado, frequentemente, ela ocasiona prejuízos ainda maiores ao tomador.

O empréstimo feito por agiotas consiste em crime contra o sistema financeiro. Porém, o endividamento e a dificuldade de conseguir aprovação de crédito têm levado o consumidor a aceitar taxas de juros elevadas que podem chegar a 100% do valor emprestado nesse caso.

Além disso, como já destacamos no início deste tópico, os agiotas atuam de maneira paralela ao mercado financeiro, o que lhes possibilita a criação de regulamentos próprios. Para que você fique ainda mais convencido a não recorrer a essa opção, conheça algumas práticas recorrentes nesse segmento:

  • as garantias pedidas são maiores do que o valor emprestado;
  • impossibilidade de renegociação da dívida;
  • os métodos de cobrança costumam ser violentos;
  •  podem ocorrer alterações unilaterais dos termos pactuados;
  • impossibilidade de ajuizar uma ação para revisão de termos contratuais.

Por maiores que sejam as dificuldades para conseguir uma linha de crédito compatível como o orçamento familiar ou da sua empresa, não é recomendável tomar empréstimo de agiotas. Por isso, pesquise e analise com cautela as opções antes de tomar qualquer decisão.

A fim de fornecer mais informações sobre os caminhos que devem ser seguidos para pagar as suas dívidas com segurança, recomendamos que você confira a sequência deste artigo. No próximo tópico, vamos trabalhar outra modalidade de empréstimo que precisa ser evitada.

Por que não é saudável pegar dinheiro com amigos?

“Amigos, amigos; negócios à parte”. O ditado nos ensina a importância de não misturar amizade com negócios. Diante disso, pegar dinheiro emprestado com um amigo pode colocar em cheque uma relação que, muitas vezes, começou na infância.

Sob a ótica da legalidade, é perfeitamente viável realizar um empréstimo entre particulares. Porém, para que não ocorram questionamentos sobre a idoneidade da negociação, é recomendável adotar alguns cuidados. Veja alguns deles logo abaixo:

  • os juros praticados não podem ser superiores ao limite constitucional de 12% ao ano;
  • a correção monetária precisa estar atrelada a algum indexador oficial (normalmente o IGP-M);
  • deve ser elaborado um contrato com previsões que beneficiem as partes de maneira igual;
  • a garantia prestada pelo tomador pode ser tanto um veículo quanto um imóvel.

Ainda que as questões legais sejam observadas, sabemos que o risco de inadimplência é considerável em comparação com a obtenção de um empréstimo por meio de uma instituição financeira. Além de prejuízos de ordem financeira, esse descumprimento obrigacional certamente poderá comprometer a amizade.

Portanto, caso você precise saldar as suas dívidas com o cheque especial ou obter capital de giro para as atividades da sua empresa, não perca de vista que há um leque de outras possibilidades. Diante disso, acompanhe o último tópico deste artigo e descubra a solução ideal.

Por que apostar em uma empresa na hora de pedir um empréstimo?

Nos tópicos anteriores, destacamos as modalidades de empréstimo por meio da prática da agiotagem, bem como apresentamos a possibilidade de obter um valor para resolver atraso no pagamento dos fornecedores por meio da modalidade entre particulares. Saiba agora por que recomendamos a contratação de empréstimo com uma empresa.

Segurança no cumprimento da legislação

Há uma série de leis que disciplinam a forma de atuação das financeiras. Além disso, órgãos fiscalizadores como o PROCON desempenham um papel fundamental para que os acordos firmados sejam dotados de transparência e integridade.

O descumprimento do contrato celebrado entre as partes, dúvidas sobre o equilíbrio negocial ou quaisquer cláusulas podem perfeitamente ser revisados. Para tanto, basta que qualquer uma das partes interessadas acione o poder judiciário por meio de um advogado.

Por isso, apostar em celebrar um contrato de empréstimo com uma empresa devidamente regulamentada nos órgãos fiscalizadores competentes pode garantir que você atinja de maneira satisfatória o seu objetivo de fazer aquela tão sonhada viagem.

Tranquilidade em relação aos métodos de cobrança

Os mecanismos que regulam a atuação de empresas no sistema financeiro garantem tranquilidade quanto aos métodos de cobrança. Diante disso, você pode ter certeza de que a sua integridade física está garantida. Para isso, é preciso escolher uma empresa que esteja ao alcance desses meios.

Alternativas para o pagamento

Empresas que atuam no mercado financeiro há mais tempo podem oferecer diversas alternativas de pagamento. Além disso, existe a possibilidade de optar por linhas de crédito que possibilitem que você apresente um imóvel ou veículo como garantia de dívida. Isso resultará em um custo efetivo total menor da sua operação.

Tudo isso pode ser ainda mais facilitado com o uso da tecnologia. Plataformas como a da Quero Financiar oferecem aos seus clientes soluções criativas que aliam inovação, tecnologia e performance nas transações. Logo, com todas essas facilidades, para que trocar o certo pelo duvidoso?

Apresentar o veículo como garantia de dívida tem sido uma alternativa bastante presente nas transações financeiras. Porém, como destacamos ao longo deste artigo, é importante que você faça a escolha certa e aposte nas empresas com experiência e reputação no mercado para evitar problemas futuros.

Caso queira contratar um empréstimo de forma fácil, rápida, e segura, saiba que a Quero Financiar é uma plataforma totalmente online que vem ganhando destaque no mercado. Não perca mais tempo para saldar suas dívidas, entre em contato com um dos nossos consultores e descubra as nossas soluções.

2 Comentários

Deixe um comentário

Leia também:

  • A importância de montar um planejamento financeiro

    https://www.youtube.com/watch?v=AUJ9QV2r8qw Elaborar e colocar em prática o planejamento financeiro não é uma das missões mais fáceis, ainda mais nos dias de hoje, com a internet, que a todo o momento capta nossos interesses de compra e disponibiliza anúncios relacionados. As crianças crescem, entram no mercado de trabalho e em nenhum momento recebem nenhum aprendizado sobre

    24 de janeiro de 2023
  • Como escolher o melhor empréstimo para Pequenas Empresas?

    As pequenas empresas enfrentam uma série de desafios, especialmente no seu início. De acordo com dados do IBGE, 48% das pequenas empresas fecham nos três primeiros anos. É por isso que as linhas de crédito podem ajudar, especialmente no início. Mas, afinal, como escolher o melhor empréstimo para pequenas empresas? Esse assunto geralmente causa uma série de

    3 de abril de 2023
  • É possível fazer refinanciamento de veículo financiado?

    O refinanciamento veicular é uma modalidade de empréstimo em que o solicitante oferece o seu veículo como garantia de pagamento. As taxas de juros praticadas nesta categoria são mais vantajosas e por isso os brasileiros vêm se interessando por ela, e é normal que uma dúvida surja nesta hora: será que é possível fazer refinanciamento

    10 de janeiro de 2023

juros mais baratos

Quer um empréstimo?

Use seu veículo em garantia e consiga as menores taxas, com os maiores prazos.