- 13 de março de 2019
- Posted by: Charles Uhlmann
- Category: Preciso de Empréstimo

Uma das dificuldades que os empreendedores enfrentam é conseguir capital de giro suficiente para manter o negócio funcionando. Você tem passado por isso? Então, saiba que existe uma solução e ela pode ser mais simples do que talvez imagine. Por isso, está na hora de entender como funciona um empréstimo para capital de giro.
Essa é uma maneira de gerar caixa rapidamente para a sua empresa, de forma que todos os compromissos financeiros sejam honrados. Afinal, até que seu negócio atinja o ponto de equilíbrio, é natural passar por alguns apertos por falta de dinheiro. Por isso, continue a leitura para entender o que é o empréstimo para capital de giro, como ele funciona e por que vale a pena.
O que é empréstimo para capital de giro?
O capital de giro é aquele dinheiro que você precisa usar no dia a dia para honrar os compromissos do seu negócio. Ele pode ser usado para pagar os funcionários, comprar mercadorias ou matéria-prima, pagar impostos e, até mesmo, lidar com certos imprevistos que exijam um montante a mais.
O problema é que muitas empresas ainda não alcançaram o equilíbrio financeiro e isso torna difícil arcar com todas as despesas que surgem. Afinal, além dos custos planejados, é preciso enfrentar os imprevistos. É aí que você precisa recorrer a empréstimos.
Ainda bem que existe uma modalidade de empréstimo voltada justamente para repor ou aumentar o capital de giro. Essa é a solução ideal para lidar com as despesas do cotidiano, para que seu negócio não corra o risco de enfraquecer.
Como funciona o empréstimo para capital de giro?
O detalhe principal desse tipo de empréstimo é que ele só é feito para pessoas jurídicas. Então, sua empresa precisa estar ativa e devidamente formalizada. Ao solicitar esse empréstimo, você será orientado a apresentar alguns documentos, como o CPF e a carteira de identidade dos sócios, o CNPJ, o contrato social e os demonstrativos de resultados dos anos anteriores. Conforme o caso, talvez você precise apresentar mais algum documento, está certo?
Diferentemente de outras modalidades de empréstimos, você não será obrigado a dizer qual é a finalidade do dinheiro que está solicitando. Porém, é importante ter bom senso e usar esse capital de forma correta e eficiente.
Como usar o capital de giro de forma correta e eficiente?
O objetivo desse empréstimo não é possibilitar um investimento na estrutura do negócio que trará retorno somente a médio e longo prazo. Tenha em mente que o capital de giro deve ser usado para as despesas empresariais do cotidiano. Por isso, o dinheiro extra que você levantar nessa operação servirá para aumentar o capital de giro e terá o objetivo de cuidar desses gastos diversos.
Por exemplo, o valor emprestado poderá ser usado para honrar os compromissos financeiros da empresa naqueles períodos menos lucrativos do ano, mantendo em dia os salários dos empregados e os pagamentos a fornecedores.
Além disso, esse empréstimo pode ser útil para ajudar você a aumentar o estoque antes de algum período de movimento mais intenso. Você também pode aproveitar esses recursos para comprar mercadorias ou matéria-prima com descontos especiais que os fornecedores possam oferecer.
Por fim, é claro que esse valor será bem usado ao cobrir alguma despesa inesperada, como campanhas especiais de marketing, despesas adicionais relacionadas com a contratação de novos funcionários ou os custos de uma mudança para outro local.
Por que o empréstimo para capital de giro vale a pena?
Já que o empréstimo para capital de giro foi criado pensando nessa necessidade das empresas, ele é muito mais interessante que um empréstimo comum. Confira algumas vantagens.
Taxas de juros bem competitivas
É possível contratar esse tipo de empréstimo com taxas mais interessantes quando você oferece algum bem como garantia. Afinal, os financiamentos costumam ter uma alta taxa de juros por conta do risco que a instituição corre ao ceder o dinheiro.
Por outro lado, o oferecimento de uma garantia reduz o risco para o credor que, por sua vez, tem condições de cobrar uma taxa de juros mais amigável. Portanto, informe-se sobre essa possibilidade ao solicitar o seu empréstimo, ok?
Agilidade na contratação
Quando você vai até algum escritório ou banco para solicitar um empréstimo, geralmente é preciso lidar com o trânsito intenso do centro da cidade, falta de vagas nos estacionamentos e a demora no atendimento. Isso sem contar o tempo que você deixa de dedicar ao seu negócio.
Porém, há instituições que oferecem empréstimo para capital de giro com uma agilidade incrível. Se você escolher a empresa certa para fazer a sua solicitação, será possível resolver tudo por meio de um ambiente on-line. Tratar desse tipo de assunto sem sair de casa é ótimo, não é mesmo?
Facilidade em lidar com problemas financeiros
Qualquer negócio está sujeito a imprevistos. Porém, se a sua empresa ainda é nova, talvez você ainda não tenha condições financeiras de lidar com isso e passará por um aperto sério. Se faltar capital de giro, surgirão dificuldades que podem causar atrasos nos pagamentos e, em consequência disso, desconfiança por parte do mercado. Por isso, o empréstimo para capital de giro vai ajudar a manter o seu negócio a salvo.
Prazos mais curtos para resolver problemas de curto prazo
Alguns tipos de empréstimo limitam os valores das parcelas, de forma que você é forçado a pagar mensalidades por um período muito longo. E, quanto mais tempo você passar pagando um empréstimo, mais altas serão as despesas com juros.
No caso do empréstimo para capital de giro, ele foi pensado justamente para atender às necessidades do negócio em um curto prazo. Isso significa que você não precisará ficar limitado por causa de uma despesa mensal que pode durar anos.
Conforme este artigo mostrou, é possível levantar um capital rapidamente sem ter que pagar juros absurdos. Assim, você consegue honrar os compromissos da sua empresa e até mesmo investir para aumentar a produtividade e, em resultado disso, o lucro. Por isso, o empréstimo para capital de giro pode ser seu grande aliado no fortalecimento do seu negócio.
Se você se interessou nessa ótima solução e quer tirar mais algumas dúvidas, entre em contato agora mesmo conosco!
Deixe um comentário Cancelar resposta
Leia também:
-
Confira 7 gastos desnecessários que você deve eliminar
9 de setembro de 2019 Read more -
Qual o valor máximo que posso pegar em um empréstimo?
Assim que pensamos na possibilidade de solicitar um empréstimo pessoal, é comum que muitas dúvidas, medos e inseguranças façam parte desse processo, não é mesmo? Afinal, ainda existem muitas informações que não são compartilhadas, e normalmente, esse pedido de empréstimo é feito no momento em que estamos com muitas dívidas, esperando uma solução para quitá-las.
21 de fevereiro de 2023 Read more -
Conheça melhor o Refinanciamento de Veículos
20 de fevereiro de 2019 Read more -
Como organizar uma empresa desorganizada? Veja 6 dicas práticas!
Falta de planejamento financeiro, má gestão dos documentos, baixa quantidade de recursos e falta de padronização dos processos são alguns fatores que contribuem para o declínio de um negócio. Contudo, para se organizar empresa desorganizada, é preciso elaborar uma boa estratégia. É exatamente nesse ponto que muitos gestores se perdem. Assim, por não saberem como colocar
15 de dezembro de 2022 Read more